sábado, 22 de novembro de 2008

O ALHO

  • De sabor e cheiro intenso, o alho transforma qualquer refeição numa saudável e saborosa experiência de culinária.
  • Admirado pelas suas características nutricionais e terapêuticas, é um alimento muito utilizado na cozinha mediterrânica.Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo (a "cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes (os "dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
  • Apreciado pelas suas propriedades terapêuticas, era usado já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência.
  • As suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na idade média.
  • A maioria das propriedades do alho devem-se aos seus vários compostos de enxofre.
  • Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais.
  • Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.
  • O alho é uma boa fonte de vitaminas B6, assim como de potássio, fósforo e magnésio.
  • Vantagens e desvantagens:
  • Sabe-se que o alho contribui para a redução de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente.
  • Reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.
  • A vitamina B6, em conjunto com a vitamina B12, é essencial para a conversão da homocisteína, mantendo baixos os seus níveis.
  • A homocisteína é uma molécula que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e cujos elevados níveis no sangue estão associados com um maior risco de doença cardiovascular.
  • O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.
  • O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.
  • O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. O fósforo é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e regula também a actividade das proteínas.
  • O magnésio, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.
  • Como comprar e conservar:
  • De forma a obter o máximo sabor e benefícios nutricionais deve adquirir alho fresco, que se encontra disponível no mercado todo o ano.
  • Adquira o alho que apresente forma abaulada e a pele intacta. Aperte gentilmente o alho entre os dedos de forma a verificar que o mesmo se encontra firme.
  • Evite o alho que se apresente mole, enrugado ou bolorento. Estes podem ser sinais indicadores de deterioração que irá originar menor sabor.
  • Poderá armazenar o alho fresco num local descoberto ou num recipiente coberto afastado do calor e da luz solar. Isto ajudará o alho a manter a sua frescura.
  • Não é necessário conservar o alho no frigorífico. Algumas pessoas descascam e congelam o alho, no entanto, este processo reduz seu perfil de sabor e transforma a sua textura.
  • Dependendo da sua idade e variedade, os bolbos inteiros de alho mantêm-se frescos entre duas semanas a dois meses. Inspeccione o bolbo frequentemente e retire qualquer dente que apareça seco ou bolorento."

DELEGACIA VIRTUAL

(Mandado por Ivanildes) Um ótimo serviço funciona no Rio de Janeiro: Conversando com um vizinho, soube que a casa do mesmo foi assaltada. Os ladrões levaram o carro que estava no jardim. Ele fez a denúncia através do site , antes de ir à delegacia; em 2:40 minutos seu carro foi recuperado e os ladrões presos. Este serviço está disponível para todos os casos de contravenção; sendo que os casos graves, (morte, por agressão física; assaltos grandes, etc) é preciso comparecer à delegacia depois da notificação virtual. Ocorrências pequenas, (do tipo furto de celular etc) basta fazer o comunicado pela Internet e não há necessidade de ir à delegacia, ela irá procura-lo. Acredito que vale a pena ter este endereço nos seus favoritos. DIVULGUE ESTA INFORMÇÃO PARA SEUS AMIGOS QUE MORAM NO RIO DE JANEIRO. http://www.delegaciavirtual.rj.gov.br/

terça-feira, 11 de novembro de 2008

SIMBOLOS DE PEDOFILIA

(Mandado por Rose)
O FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar. Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança. A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores. Homens são triângulos, mulheres coracoes. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,...) entre outros objetos. Aqui nessas fotos os símbolos são mostrados. Os pedófilos fazem parte da pior escoria da humanidade e conhecer esses símbolos para poder identificar essas pessoas e o mínimo que podemos fazer. Ao encontrar um símbolo desses, avisar a policia. Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações coletadas pelo FBI durantes suas vasculhadas. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo e o escambau. Infelizmente, é o design gráfico a serviço do mal.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

AJUDE OS PASSARINHOS!

(Mandado por Calile) IMPORTANTE EMBRULHE OS CHICLETES ANTES DE JOGAR FORA Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés. E aí, acontece o pior: acabam sufocados. Por favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo. Seja você também consciente e ajude a natureza.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Musicas Brasileiras(clicar no titulo para escutar)

(Mandado por Tutuca)