quinta-feira, 30 de abril de 2009

POR QUE A COR DA CAMISA DE ALGUMAS SELEÇÕES NÃO TEM NADA A VER COM A COR DA BANDEIRA?

Os italianos jogam de azul e os holandeses, de laranja por estas serem as cores de suas respectivas famílias reais. A tradição prosseguiu, embora a Itália não seja mais uma monarquia. Já a Alemanha (camisa reserva verde) e o Japão (que joga de azul) usam as cores das federações de futebol. A Austrália joga de verde e amarelo porque no país existe uma planta chamada wattle que tem essas cores e está por toda a parte.

COMO OS JOGADORES DE FUTEBOL CHUTAM A BOLA PARA QUE A TRAJETÓRIA DELA SEJA CURVA?

Os chutes com efeito são dados com a lateral do pé. Quando o impulso é com o pé direito, por exemplo, a bola descreve uma trajetória curva para a direita. Isso porque a bola gira da direita para a esquerda e faz com que as moléculas de ar que a circundam girem para o mesmo lado. O ar que está do lado esquerdo da bola se movimenta de baixo para cima e vai de encontro com a corrente no sentido oposto. A pressão formada por esse encontro de correntes empurra a bola para a direita.

SE O HOMEM CONTINUAR DESTRUINDO O PLANETA, EM QUANTO TEMPO A VIDA NA TERRA SE EXTINGUIRÁ?

“A vida na Terra não acabará tão cedo”, afirma Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Segundo ele, as condições naturais do planeta ainda são capazes de garantir a existência de formas diferentes de vida. Entre as reservas minerais e naturais, a mais escassa seria a água potável, que, daqui a algumas dezenas de anos, provavelmente poderá ser obtida a partir da água do mar e de geleiras. Para o astrônomo, o único evento que poderia de fato extinguir rapidamente a vida na Terra seria uma guerra química ou biológica.

QUANTOS LITROS DE ÁGUA HÁ NOS OCEANOS?

Na matemática das águas, os números são os seguintes: 71% da superfície do planeta Terra são ocupados por água. Deste percentual, 97% constituem água do mar, o que equivale a pouco mais de 1,368 bilhão de quilômetros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico, com 707,6 milhões de km3 de água. Em seguida vem o Atlântico, com 323,6. Depois é a vez do Índico, que tem 291 milhões de km3 d’água. O Antártico tem 28,8 milhões e o menor é o Ártico, com 17 milhões de km3.

QUANTAS PESSOAS MORREM EM UM DIA NO MUNDO?

Estima-se que cerca de 6.178 pessoas morram no mundo por hora. Isso significa que, diariamente, 148.272 seres humanos falecem. Ao término de um ano, conseqüentemente, as mortes ultrapassam 54 milhões.

QUANTAS PESSOAS JÁ VIVERAM NA TERRA?

Não existe um número exato. Afinal, na pré-história, os homens estavam mais preocupados em fugir de animais selvagens do que ficar contando quantos eles eram. Mas pesquisadores americanos calculam que tenha sido entre 69 bilhões e 110 bilhões de pessoas.

QUANDO FOI CRIADA A LINHA DO EQUADOR?

A Linha do Equador foi criada na Antigüidade (não há informação sobre quem foi seu “pai”), em uma época em que o homem nem sequer sabia que a Terra era redonda. O traçado, hoje desenhado em mapas sobre a superfície terrestre, era visto originalmente apenas no céu. Chamado então de Equador Celeste, era tido como uma linha, que, quando tinha o sol passando sobre ela, os dias ficavam com a mesma duração que as noites. Daí o nome “equador”, que vem do latim igualador, porque a linha “igualava” dias e noites, deixando-os com exatas 12 horas de duração, em qualquer parte do planeta.

QUAL O LUGAR MAIS FRIO, O QUENTE, O MAIS CHUVOSO E O MAIS SECO DO BRASIL?

O lugar mais frio do Brasil é o Morro da Igreja, situado no Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Com 1.822 metros de altitude, este ponto tem temperatura média anual variando entre 12ºC e 14ºC. No inverno, a temperatura pode chegar aos -13ºC e algumas vezes chega a nevar. Já o lugar mais quente do país, é uma incógnita. “São muitas as cidades brasileiras com médias anuais entre 25ºC e 27ºC. Seria difícil apontar uma mais quente entre todas. No caso das capitais, especificamente, Cuiabá, Rio de Janeiro, Teresina e Palmas estão entre as mais quentes, já tendo alcançado máximas absolutas equivalentes ou superiores a 40ºC”, explica Fábio Gonçalves, professor de Meteorologia da USP. O título de região mais chuvosa ficaria com uma área próxima a Paranapiacaba e Itapanhaú, na Serra do Mar, em São Paulo. Nesse lugar já foi registrado o maior índice pluviométrico anual do país: 4.457,8 mm. Para se ter uma idéia, nas regiões mais úmidas da Amazônia, este índice raramente ultrapassa os quatro mil. A cidade mais seca é Cabaceiras, no interior da Paraíba, onde o menor índice pluviométrico anual chegou a 278 mm.

QUAL O MAIOR VULCÃO DO MUNDO?

O maior vulcão do mundo, denominado Mauna Loa, localiza-se no Havaí. Além dos 4 quilômetros de altura que se erguem sobre a superfície do mar, este vulcão guarda mais 6 quilômetros de profundidade sob as águas. Seu volume é de aproximadamente 42,5 km3.

QUAL O LAGO MAIS COMPRIDO DO MUNDO?

O lago mais comprido do mundo é o Lago Tanganyika, na África. Ele possui 660 km de extensão e é também o segundo mais profundo do planeta, atingindo, em alguns pontos, 1.433 metros de profundidade.

QUAL É O CORRETO: ANTÁRTICA OU ANTÁRTIDA?

Provavelmente o mais correto é Antártica. Ártico deriva do grego arktos - urso, por causa da constelação Grande Ursa, do Norte. O continente gelado do Sul, a Antártica, foi batizada de "oposta ao Ártico" (anti + arctico). Antártida, usada principalmente pelos países de língua espanhola, talvez seja uma associação com Atlântida, o reino perdido. No Brasil, a tendência é seguir a forma internacional Antártica.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE INGLATERRA E GRÃ-BRETANHA?

A Inglaterra é uma das entidades políticas que formam o Reino Unido, do qual também fazem parte o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte. Com exceção da Irlanda do Norte, as divisões políticas que constituem o Reino Unido estão situadas geograficamente na Ilha da Grã-Bretanha.

POR QUE UM OBJETO QUE CAI NA ÁGUA FORMA ONDAS EM CÍRCULOS?

Porque, ao cair, o objeto transmite à água parte da energia de seu movimento. Esse ponto retransmite a energia recebida para pontos vizinho por meio de vibrações, que geram as ondulações que vemos. E a energia provocada pelo choque vai se espalhando em circunferências cada vez maiores.

POR QUE O LIVRO DE MAPAS SE CHAMA ATLAS?

O termo vem do nome de um personagem da mitologia grega. Como punição por brigar contra os deuses, Atlas foi forçado a carregar o globo terrestre em seus ombros. Essa cena passou a ilustrar vários livros de mapas da antiguidade. Com o tempo, esses livros ficaram popularmente conhecidos como atlas.

POR QUE SE CONSTROEM BARRAGENS?

As barragens são reservas de energia. A enorme quantidade de água represada pode fazer girar as turbinas de usinas hidrelétricas. Pode ainda ser utilizada na irrigação de plantações e regularizar cursos de rios em épocas de cheias.

POR QUE PRIMEIRO VEMOS O RAIO E SÓ DEPOIS OUVIMOS O TROVÃO?

O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilômetros por segundo, enquanto o som viaja a 345 metros por segundo. Dessa forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

POR QUE O ARAL, CÁSPIO E O NEGRO SÃO CONSIDERADOS MARES E NÃO LAGOS?

O Aral, o Cáspio e o Negro são as maiores extensões de água salgada interiores do planeta. Eles não podem ser considerados lagos porque suas águas apresentam salinidade elevada. O mar Negro é ligado ao mar Mediterrâneo pelo estreito de Bósforo. Há alguns anos ficou provado que, por volta de 5000 a.C., ele era um mar fechado. O degelo das calotas polares e a elevação do nível dos oceanos fez o mar Mediterrâneo avançar sobre o canal de Bósforo e encontrar o mar Negro. O Aral e o Cáspio ficam abaixo do nível do mar. Os três mares poderiam ser considerados lagos apenas se suas águas fossem doces.

POR QUE NOS PAÍSES ONDE NEVA COSTUMA-SE A COLOCA SAL NAS ESTRADAS?

Porque o sal misturado com a água faz abaixar a temperatura na qual ela congela. O sal ajuda a evitar a formação de gelo escorregadio.

POR QUE OS PICOS DE MONTANHAS MUITO ALTAS CONTINUA COM NEVE NO VERÃO?

A cada 180 metros, a temperatura diminui um grau. Como essas montanhas ficam em grandes altitudes, as temperaturas nessas alturas são sempre muito baixas. Mesmo quando o dia é mais quente, a neve não consegue derreter, porque as noites são muito geladas. Além disso, se a neve derreter, uma nova camada surge. Depois de 2.700 metros de altitude, a neve nos picos é eterna.

POR QUE MUITOS PAÍSES ISLÃOS LEVAM A TERMINHAÇÃO "ISTÃO" NO NOME?

O sufixo “istão”, presente nos nomes de nações como Tadjiquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Afeganistão e outras, vem da raiz iraniana “stan”, que significa lugar, lar ou país. Nas terras hoje ocupadas por estas nações já viveram povos cujos nomes foram utilizados para compor, juntamente com o sufixo “stan”, a denominação do país. A única exceção é o Paquistão, já que “pak” (de Pakistan) reúne as iniciais de Punjab, Afeganistão e Cachemira (Kashmir).

POR QUE EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto ao Sol do que o outro, produzindo padrões de clima regulares. Para a mesma época do ano, as estações se invertem nos hemisférios. Quando é verão no sul, é inverno no norte, e assim por diante. Se o eixo da Terra não fosse inclinado, não existiriam estações – apesar de o equador continuar mais quente do que os pólos – pois o Sol iluminaria a Terra de maneira uniforme.

POR QUE EXISTE O HORÁRIO DE VERÃO?

Ele é usado para economizar energia elétrica. Como no verão os dias são mais longos, aproveita-se a luz natural do dia, poupando assim a luz produzida artificialmente.

PARA ONDE VAI A ÁGUA DO MAR QUANDO A MARÉ ESTÁ BAIXA?

As marés são causadas pela força de atração da Lua, que faz com que a água do oceano suba em direção a ela. Seis horas depois da maré alta em um lugar, a Terra terá completado um quarto de volta ao redor do seu eixo. Essa rotação desloca o mar e ele não fica mais diretamente sob a Lua. Daí vem a maré baixa.

PARA ONDE VAI A ÁGUA DAS CHUVAS?

Parte das águas pluviais evapora-se, formando nevoeiro e nuvens, e parte infiltra-se nos solos permeáveis, indo alimentar as nascentes e os rios subterrâneos. Nas depressões impermeáveis, a água das chuvas forma lagoas e pântanos. A maior parte corre pelos declives e vai engrossar rios.

O QUE SÃO OS TERREMOTOS E POR QUE ELES SURGEM?

O manto, que é a camada superficial do nosso planeta, é formado por 20 placas, que se esbarram levemente. Quando isso acontece, há uma grande pressão nas rochas das bordas das placas; e às vezes, as rochas se prendem e a pressão aumenta. Quando se desprendem, produzem ondas de choque cujos movimentos se refletem na superfície da Terra. Esses movimentos são os terremotos, e são ondas tão fortes que poder ter a potência da explosão de 200 toneladas de dinamite.

O QUE SÃO AS MARÉS?

São oscilações periódicas do nível do mar, influenciadas pelo Sol e pela Lua. Quando esses astros estão em conjunção, ou seja, em linha reta com a Terra, produzem a maré alta. Quando estão em quadratura, formando um ângulo reto, temos a maré baixa.

O QUE É O TRIÂNGULO MINEIRO?

O Triângulo Mineiro é uma região de Minas Gerais localizada na porção oeste do estado. Ele engloba as microrregiões de Uberlândia, Uberaba, Frutal e Ituiutaba, que por sua vez comportam mais de trinta municípios: Campina Verde, Iturama, Limeira do Oeste, Planura, União de Minas, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Santa Vitória, Água Comprida, Campo Florido, Delta, Conquista, Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba, entre outros.

O QUE É CHUVA DE GRANIZO?

É comum nevar a chover ao mesmo tempo. Se a temperatura perto do solo estiver muito alta para haver somente neve e muito baixa para haver somente chuva, as duas ocorrem ao mesmo tempo. Os flocos de neve que não se derretem se juntam, formando blocos de gelo. É a chuva de granizo.

O QUE ACONTECERIA SE OS PÓLOS SUL E NORTE DERRETESSEM?

De acordo com Paulo Roberto dos Santos, professor do Instituto de Geociências da USP, se as geleiras subitamente derretessem os resultados seriam catastróficos. “A Flórida, nos Estados Unidos, por exemplo, ficaria reduzida a apenas quatro pequenas ilhas”, afirma. Segundo ele vastas áreas costeiras, hoje densamente povoadas, ficariam submersas e poderiam se tornar um gigantesco aquário, dominado por organismos marinhos que acompanhariam a subida do nível do mar por volta de 70 metros. Paulo Roberto dos Santos afirma ainda que a catástrofe e o custo desse evento estão muito além dos nossos cálculos e compreensão.

DIFERENÇAS NA ALTITUDE DO NÍVEL DO MAR

É verdade que há diferença na altitude do nível do mar na extremidade sul do país em relação ao norte? De fato existe uma diferença de alguns centímetros entre a altitude do nível do mar nas águas do sul e do norte do Brasil. Afrânio Rubens de Mesquita, professor de Física do Instituto Oceanográfico da USP, explica que isso ocorre porque no Sul do país as águas são mais frias do que no Norte e, conseqüentemente, são mais densas e têm um volume menor.

É VERDADE QUE HÁ 500 ANOS O MUNDO TINHA 1/30 DA POPULAÇÃO DE HOJE?

Não, na verdade há 500 anos o mundo tinha 1/15 da população de hoje. Em 1500 havia 400 milhões de habitantes na Terra e hoje somamos mais de seis bilhões.

É VERDADE QUE CHOVE TODO DIA E NA MESMA HORA EM BELÉM DO PARÁ?

A meteorologista Nadja Batista, formada pela Universidade Federal do Pará, explica que existe fundamento nesta afirmativa. De acordo com ela, Belém é uma cidade caracterizada por temperaturas elevadas e alta umidade o ano todo. De novembro a fevereiro, as chuvas acontecem em vários momentos do dia. Porém, de junho a agosto, a cidade entra em seu período mais seco, no qual são comuns as rápidas pancadas de chuvas, sempre no período da tarde. “Elas acontecem diariamente em horários muito aproximados porque as precipitações sucedem o momento mais quente do dia”, explica a meteorologista.

DE ONDE VEM O NOME DAS ESTAÇÕES DO ANO?

No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam: Primavera – de primo vere, quer dizer princípio da boa estação; Verão – de veranum tempus, significa tempo da frutificação; Outono – de tempus autumnus, é o mesmo que tempo de ocaso; Inverno – de tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

DE ONDE SURGIRAM AS PEDRAS E COMO OCORRE A FORMAÇÃO DAS ROCHAS?

Nos primórdios da formação da Terra, houve um agrupamento dos corpos mais densos existentes (como ferro e níquel), formando rochas no núcleo do planeta. Daí em diante, a formação de rochas passou a ser uma atividade ininterrupta. Fábio Ramos de Andrade, professor de Mineralogia do Instituto de Geociências da USP, explica que há três grandes grupos de rochas, formados por diferentes processos. "As magmáticas provêm da cristalização de magmas (como larvas de vulcões). Existem também as sedimentares, que resultam da sedimentação de materiais erodidos e acumulados em beiras de rios, mares, lagos, dunas etc. Por fim, há as rochas metamórficas, que são minerais transformados pela ação de pressões e temperaturas elevadas, decorrentes de movimentos tectônicos", explica.

COMO UM VULCÃO ENTRA EM ERUPÇÃO?

A Terra é formada por placas endurecidas, que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus.

COMO SE FORMAM AS PEDRAS?

O professor Joel Sígolo, do Instituto de Geociências da USP, explica que existem três tipos de rochas na Terra, classificadas conforme sua origem. As magmáticas ou ígneas surgem a partir da solidificação de materiais fundidos (antigas rochas terrestres), como, por exemplo, lavas vulcânicas. Existem também as rochas sedimentares, que resultam do acúmulo de diversos sedimentos, como areia de praia e argila. Existem ainda as rochas metamórficas, que são formadas a partir da transformação das duas anteriores por ação de alta temperatura e pressão sobre as rochas preexistentes. Na natureza, esta situação acontece quando continentes colidem. Segundo o professor, as rochas quando estão na superfície da Terra sofrem constantes desgastes (erosão) e tendem a reduzir de tamanho.

COMO SE FORMAM AS LAGOAS?

Ricardo Hirata, geólogo e professor de Hidrogeologia do Instituto de Geociências da USP, explica que as lagoas são formadas pelo represamento de um fluxo de água superficial. Em outras palavras, basta acontecer um barramento em um fluxo (como o de um rio), que a água passa a se acumular em determinado local. Este fenômeno é conseqüência de eAdicionar imagemventos geológicos ou tectônicos, como um terremoto. Hirata acrescenta que, para continuarem existindo, as lagoas devem ser alimentadas de alguma forma. "Algumas recebem o deságüe de rios. Há aquelas que são reservatórios da água dos lençóis freáticos e as que captam neve, água de chuvas e degelos".

COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS?

A cor branca é formada por uma mistura de cores que podem ser decompostas com o auxílio de certos prismas transparentes - de cristal, por exemplo -, formando uma imagem conhecida pelos cientistas com espectro. O espectro é uma faixa de sete listras principais nas cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é o espectro formado pela luz solar ao atravessar as gotas de chuva, que funcionam como um prisma de cristal.

COMO SE FORMA A ONDA NO MAR?

A onda é o resultado da ação do vento sobre a camada superficial da água do mar. Quando o vento sopra, ele gera um movimento na água que produz a onda. Apesar de parecer que as ondas andam em linha reta, elas, na verdade, se deslocam em sucessivos movimentos circulares.

COMO SE FORMA A NEVE?

Ela é formada nas camadas mais altas das nuvens, quando a temperatura lá em cima está abaixo de zero. As gotas de água congelam-se e transformam-se em flocos de neve. Isso é comum em grandes altitudes, mas nem a neve chega ao chão. À medida que os flocos se aproximam do solo, a temperatura aumenta e os derrete. Nas montanhas é comum nevar mesmo com a temperatura perto dos 4 graus, pois a grande altitude impede que a neve se derreta.

COMO SE FORMA A GEADA?

Durante a noite, a temperatura diminui. No meses de outono e inverno, nas regiões frias, o vapor d'água ao nível do solo, transforma-se em finos cristais de gelo, que se agarram à relva ou à terra. A geada derrete quando a temperatura do ar aquece o suficiente para isso.

COMO SE FAZ PARA BEBER ÁGUA NOS PÓLOS?

A água doce é bastante escassa nas extremidades do planeta. A terra fica sob grandes camadas de gelo e, conseqüentemente, não há lagos – apenas mar. Por isso, para beber água, os habitantes da região utilizam água salgada, que é submetida a técnicas de dessalinização.

COMO O VENTO SE MOVIMENTA?

Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes se expande e se eleva. Quando isso acontece, o ar dos lugares mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.

COMO FUNCIONA O ECO?

Quando uma onda sonora encontra uma barreira, ela reflete-se, voltando para o local de onde veio. Dessa forma nasce o eco, límpido se o som emitido for breve e se as ondas sonoras, mais ou menos, a superfície refletora. As impressões sonoras persistem no ouvido durante um décimo de segundo. E só há eco quando a distância percorrida pelo som até o obstáculo é superior a 17 metros, sendo a velocidade do som no ar de 340 m/s.

POR QUE AINDA EXISTEM MACACOS?

Se o homem evoluiu dos macacos, por que ainda existem macacos? Hussam Zaher, professor de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, diz que na verdade o homem não evoluiu dos macacos atuais: "viemos de um grupo mais antigo, que hoje está de fato extinto". Segundo ele, o homem, o gorila, o chimpanzé e o orangotango derivam do mesmo ancestral primata.

POR QUE NA PROPAGANDA OS RELÓGIOS MARCAM A HORA 10:10?

Apaixonado pelas relações do homem com o tempo, o engenheiro eletrônico norte-americano Gordon Uber lançou essa discussão em meio a curadores de museus de relógios e colecionadores e obteve algumas explicações para a tão freqüente marcação de 10h10. Para ele, o costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. “Observando os catálogos da empresa Seth Thomas, percebi que houve uma caminhada rumo à simetria, de 1878 a 1940”, comenta. Além da simetria e da aparência agradável, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio – ao passo que a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio – neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.

UÍSQUE GELADO

Por que tomamos uísque gelado e não podemos colocar a garrafa na geladeira? De acordo com especialistas, não existe uma regra geral sobre colocar ou não gelo no copo de uíque. A bebida, porém, não é colocada diretamente na geladeira porque ela se torna mais "licorosa" com o resfriamento.

POR QUE LETRA N NOS TRANSPORTES DE TORAS?

Por que os caminhões que transportam toras de madeira trazem a letra N pintada na carga? O consultor de segurança empresarial Marcy José de Campos Verde explica que este procedimento serve para as madeireiras fazerem controle de cargas nos transportes da madeira. Depois de dispostas no caminhão e demarcadas ao fundo com a letra N, as toras não devem ser retiradas da carreta até chegarem ao local de destino. Se por acaso isso acontecer, o desenho do N automaticamente se desfaz, denunciando a perda. “A letra N possui uma diagonal e dois traços verticais; além dela, é comum também utilizarem uma seta, que algumas vezes traz um círculo ao seu redor”, afirma Marcy. Segundo ele, existem outros recursos de fiscalização, como pesagem ou lacre de carga. No entanto, estes procedimentos são mais demorados e as madeireiras carregam centenas de caminhões por dia.

POR QUE O TOUREIRO BALANÇA UMA BANDEIRA VERMELHA PARA O TOURO?

A bandeira tem o nome de "muleta". Ela serve para incitar o touro ao ataque e para guiar sua direção. A cor vermelha é só uma tradição, porque os touros não distinguem as cores.