sábado, 11 de agosto de 2012

TENHA BONS SONHOS!

(Mandado por Betty MT)

Entenda o poder do sono, o grande aliado do rendimento no trabalho.
O estresse e a correria da vida moderna podem nos levar à insônia. Em contrapartida, as noites mal dormidas prejudicam o raciocínio claro e acabam afetando o rendimento no trabalho.
A redução do período do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH (hormônio responsável pelo crescimento e renovação dos músculos), a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer.
Pessoas que dormem com a postura errada, acabam comprometendo a qualidade do sono e, consequentemente, poderão apresentar sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, dentre outros no dia seguinte. Dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação.
PREPARE SEU SONO
Para uma vida com mais qualidade é importante reavaliar os hábitos, principalmente aqueles que são relacionados ao sono. Muitas vezes a solução requer medidas simples, que podem ser tomadas no dia a dia.
Renata Federighi, especialista e consultora do sono, dá algumas dicas de como manter uma vida com mais qualidade, longe do estresse:
• Trate o trabalho e o lazer com a mesma importância. Portanto, programe bem o seu dia para que todas as atividades sejam realizadas dentro de um período justo, reservando tempo para o lazer e para o descanso.
• Ao dormir, dê preferência à posição lateral, a mais indicada pelos especialistas. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, e outro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados. Esta não pode ser confundida com a posição de feto, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.
• Escolha o travesseiro certo. Ele deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos. O uso do travesseiro em altura e suporte apropriados para o seu biótipo faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa durma bem e se levante bem disposta e sem dores no corpo no dia seguinte.
• Fuja de estímulos sonoros que possam atrapalhar o sono. Hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso silêncio e concentração.
• Durma em ambientes escuros. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
• Coma alimentos leves antes de deitar. Principalmente evite alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna maior dificuldade de digestão e pior o sono.
• Durma com qualidade. As alterações no sono não estão diretamente relacionadas ao tempo que se passa dormindo. Assim, algumas pessoas precisam de mais tempo de sono, outras de períodos mais curtos. O mais importante é a sua qualidade. Medidas simples, como dormir em um ambiente fresco e com travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias podem auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário