(Mandado por Lilian C)
- O texto do anexo foi objeto de mensagem transmitida há alguns dias para nossos leitores, tendo em vista sua utilidade como INFORMAÇÃO e CURIOSIDADE.
- Fomos então surpreendidos e honrados com um brilhante comentário técnico sobre o assunto, feito pelo , médico oftalmologista da Grande BH, presidente da Clínica Oftalmológica Dr. Ricardo Guimarães, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na divisa sul de Belo Horizonte.
- POR FAVOR LEIA O TEXTO ENVIADO PELO OFTALMOLOGISTA ANTES DE FAZER ESSA EXPERIÊNCIA, para compreender melhor o texto.
- Texto enviado anteriormente na Net:
- Como conseguir boa visão enquanto dirige sob forte chuva.
- Não se sabe por que, mas parece que funciona bem quando chove muito.
- É sugestão de policial que experimentou e confirmou.
- É útil, até em condução noturna.
- Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para brisas em velocidade rápida ou máxima durantechuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante ruim.
- Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve)..
- Vai ser um milagre! De repente, sua visibilidade na frente de seu carro ficaperfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!
- Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
- Tente experimentar, (MAS POR FAVOR, SÓ DEPOIS DE LER O TEXTO DO OFTALMOLOGISTA!)
- Vai ser incrível! Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
- Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente. Walter
- IMPORTANTE OBSERVAÇÃO DE UM OFTALMOLOGISTA A RESPEITO DISSO. POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO:
- Observações do leitor oftalmologista Dr. Ricardo Guimarães:
- Walter é verdade, mas atenção, VOCE VAI VER BEM MELHOR OBJETOS EM MOVIMENTO.
- Os OBJETOS PARADOS VOCE VAI VER PIOR.
- Este é um fenômeno curioso, não explicável pela lógica pela qual nós oftalmologistas entendemos a visão, mas hoje já temos vários trabalhos científicos produzidos pela neurociência mostrando o porquê.
- Quando você faz um exame oftalmológico seu oftalmologista geralmente usa um teste de letras ou números para saber qual a menor letra ou numero você consegue ler.
- Se você conseguir ver a menor delas ele diz que sua visão é 20-20 que é considerada “VISÃO NORMAL”. Na verdade este teste mede apenas sua discriminação visual.
- E você pode pesquisá-la na web como “ACUIDADE DE VERNIER” medida por um “TESTE DE SNELLEN”.
- Estamos fazendo este mesmo teste há mais de 150 anos.
- Continua sendo um bom teste muito útil na prescrição de óculos, mas não nos permite afirmar que a visão seja normal apenas por ele.
- Seria como avaliar uma orquestra pelo toque do violinista. Este teste mede apenas nossa capacidade de discriminação visual de VISÃO ESTATICA.
- Nos, oftalmologistas estudamos apenas a visão estática, não nos interessamos por outros estudos como, por exemplo, pela VISAO DINAMICA, de movimentos.
- Apesar de ela ser a mais importante para examinar a visão de um desportista ou de um motorista sua avaliação não é usada pelos treinadores desportivos ou requerida pelo DETRAN.
- Nos não temos apenas um sistema visual, na verdade temos hoje reconhecidos 39 SUBSISTEMAS DE PROCESSAMENTO VISUAL QUE FUNCIONAM DE FORMA INDEPENDENTE e em PARALELO. (NONA 2009).
- Você pode ter defeito em um subsistema ou suprimi-los e manter os outros funcionando normalmente ou como e o caso do uso dos óculos escuros à noite, ate mesmo melhorá-lo.
- Vou te dar um exemplo de outros subsistemas:
- Lembra do lusco fusco das 6 horas na boca da noite quando começa a escurecer e você fica confuso; não sabe se acende ou não os faróis?
- Naquela hora os dois sistemas estão competindo e para melhorar você precisa desligar um.Chegando a noite você estará desligando seu SISTEMA FOTÓPICO (visão de dia) e ligando o SISTEMA ESCOTÓPICO de visão noturna e a visão melhora novamente.
- A visão melhora porque você passou a usar apenas um sistema.Quando você coloca os ÓCULOS ESCUROS à noite com chuva, a visão de detalhes estará prejudicada pela chuva, VOCE SUPRIME O SISTEMA PARVOCELULAR responsável pela aquisição de imagens de detalhes em alto contraste e paradas (menos importante na chuva) E ESTIMULA O SISTEMA MAGNOCELULAR RESPONSÁVEL PELAS IMAGENS EM MOVIMENTOS e em BAIXA ILUMINAÇÃO, BAIXO CONTRASTE e em MOVIMENTO.
- Você cria também uma melhor adaptação ao escuro aumentando a sensibilidade dos seus olhos. As formas em movimento (que é o que te interessa nesta hora) ficam mais bem definidas. A lente escura funciona como um filtro grosseiro.
- MAS, ATENÇÃO AO AVISO DE UM OFTALMOLOGISTA:
- Dirigir com óculos escuros a noite não e recomendado, isto é apenas uma curiosidade.
- NÃO FAÇA ISTO PELA PRIMEIRA VEZ DIRIGINDO ou em situação de direção arriscada, você precisa treinar porque é necessário aprender a usar sua visão com um óculos diferente e eventualmente por causa de outras alterações de sua visão pode não ser bom para você.
- Visão, assim como a fala e a marcha, é um processo aprendido.
- Lembre-se que quando você coloca uns óculos de grau pela primeira vez a referência dos objetos é modificada e seria perigoso você mudar a sua visão enquanto está dirigindo.
- Parabéns ao policial leigo que fez esta observação. Ricardo GuimarãesOftalmologista
Boa tarde. Dr.Ricardo Guimaraes, seria viavel, neste caso, usar um óculos com apenas uma das lentes escuras? Isto seria mais seguro? Pergunto pois a pouco tempo um oftalmologista me sugeriu fazer uma cirurgia corretiva apenas em um olho para corrigir a visão para perto, ou seja, um olho ficaria com visão para longe e o outro para perto.
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