(Mandado por Lilian C)
- O texto do anexo foi objeto de mensagem transmitida há alguns dias para nossos leitores, tendo em vista sua utilidade como INFORMAÇÃO e CURIOSIDADE.
- Fomos então surpreendidos e honrados com um brilhante comentário técnico sobre o assunto, feito pelo , médico oftalmologista da Grande BH, presidente da Clínica Oftalmológica Dr. Ricardo Guimarães, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na divisa sul de Belo Horizonte.
- POR FAVOR LEIA O TEXTO ENVIADO PELO OFTALMOLOGISTA ANTES DE FAZER ESSA EXPERIÊNCIA, para compreender melhor o texto.
- Texto enviado anteriormente na Net:
- Como conseguir boa visão enquanto dirige sob forte chuva.
- Não se sabe por que, mas parece que funciona bem quando chove muito.
- É sugestão de policial que experimentou e confirmou.
- É útil, até em condução noturna.
- Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para brisas em velocidade rápida ou máxima durantechuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante ruim.
- Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve)..
- Vai ser um milagre! De repente, sua visibilidade na frente de seu carro ficaperfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!
- Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
- Tente experimentar, (MAS POR FAVOR, SÓ DEPOIS DE LER O TEXTO DO OFTALMOLOGISTA!)
- Vai ser incrível! Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
- Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente. Walter
- IMPORTANTE OBSERVAÇÃO DE UM OFTALMOLOGISTA A RESPEITO DISSO. POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO:
- Observações do leitor oftalmologista Dr. Ricardo Guimarães:
- Walter é verdade, mas atenção, VOCE VAI VER BEM MELHOR OBJETOS EM MOVIMENTO.
- Os OBJETOS PARADOS VOCE VAI VER PIOR.
- Este é um fenômeno curioso, não explicável pela lógica pela qual nós oftalmologistas entendemos a visão, mas hoje já temos vários trabalhos científicos produzidos pela neurociência mostrando o porquê.
- Quando você faz um exame oftalmológico seu oftalmologista geralmente usa um teste de letras ou números para saber qual a menor letra ou numero você consegue ler.
- Se você conseguir ver a menor delas ele diz que sua visão é 20-20 que é considerada “VISÃO NORMAL”. Na verdade este teste mede apenas sua discriminação visual.
- E você pode pesquisá-la na web como “ACUIDADE DE VERNIER” medida por um “TESTE DE SNELLEN”.
- Estamos fazendo este mesmo teste há mais de 150 anos.
- Continua sendo um bom teste muito útil na prescrição de óculos, mas não nos permite afirmar que a visão seja normal apenas por ele.
- Seria como avaliar uma orquestra pelo toque do violinista. Este teste mede apenas nossa capacidade de discriminação visual de VISÃO ESTATICA.
- Nos, oftalmologistas estudamos apenas a visão estática, não nos interessamos por outros estudos como, por exemplo, pela VISAO DINAMICA, de movimentos.
- Apesar de ela ser a mais importante para examinar a visão de um desportista ou de um motorista sua avaliação não é usada pelos treinadores desportivos ou requerida pelo DETRAN.
- Nos não temos apenas um sistema visual, na verdade temos hoje reconhecidos 39 SUBSISTEMAS DE PROCESSAMENTO VISUAL QUE FUNCIONAM DE FORMA INDEPENDENTE e em PARALELO. (NONA 2009).
- Você pode ter defeito em um subsistema ou suprimi-los e manter os outros funcionando normalmente ou como e o caso do uso dos óculos escuros à noite, ate mesmo melhorá-lo.
- Vou te dar um exemplo de outros subsistemas:
- Lembra do lusco fusco das 6 horas na boca da noite quando começa a escurecer e você fica confuso; não sabe se acende ou não os faróis?
- Naquela hora os dois sistemas estão competindo e para melhorar você precisa desligar um.Chegando a noite você estará desligando seu SISTEMA FOTÓPICO (visão de dia) e ligando o SISTEMA ESCOTÓPICO de visão noturna e a visão melhora novamente.
- A visão melhora porque você passou a usar apenas um sistema.Quando você coloca os ÓCULOS ESCUROS à noite com chuva, a visão de detalhes estará prejudicada pela chuva, VOCE SUPRIME O SISTEMA PARVOCELULAR responsável pela aquisição de imagens de detalhes em alto contraste e paradas (menos importante na chuva) E ESTIMULA O SISTEMA MAGNOCELULAR RESPONSÁVEL PELAS IMAGENS EM MOVIMENTOS e em BAIXA ILUMINAÇÃO, BAIXO CONTRASTE e em MOVIMENTO.
- Você cria também uma melhor adaptação ao escuro aumentando a sensibilidade dos seus olhos. As formas em movimento (que é o que te interessa nesta hora) ficam mais bem definidas. A lente escura funciona como um filtro grosseiro.
- MAS, ATENÇÃO AO AVISO DE UM OFTALMOLOGISTA:
- Dirigir com óculos escuros a noite não e recomendado, isto é apenas uma curiosidade.
- NÃO FAÇA ISTO PELA PRIMEIRA VEZ DIRIGINDO ou em situação de direção arriscada, você precisa treinar porque é necessário aprender a usar sua visão com um óculos diferente e eventualmente por causa de outras alterações de sua visão pode não ser bom para você.
- Visão, assim como a fala e a marcha, é um processo aprendido.
- Lembre-se que quando você coloca uns óculos de grau pela primeira vez a referência dos objetos é modificada e seria perigoso você mudar a sua visão enquanto está dirigindo.
- Parabéns ao policial leigo que fez esta observação. Ricardo GuimarãesOftalmologista
Um comentário:
Boa tarde. Dr.Ricardo Guimaraes, seria viavel, neste caso, usar um óculos com apenas uma das lentes escuras? Isto seria mais seguro? Pergunto pois a pouco tempo um oftalmologista me sugeriu fazer uma cirurgia corretiva apenas em um olho para corrigir a visão para perto, ou seja, um olho ficaria com visão para longe e o outro para perto.
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