sexta-feira, 7 de agosto de 2009

HEIMLICH - Manobra que salva vidas

Quando alguém engasga e está agitado e com dificuldade de respirar, pode estar com a passagem de ar bloqueada e isso pode levar à asfixia em questão de minutos.
Em primeiro lugar, mande alguém ligar para um serviço móvel de socorro (por exemplo: SAMU "192") enquanto você começa a prestar o socorro mais imediato.
Inicie abraçando a pessoa pela cintura firmando os punhos entre as costelas e o abdome. Puxe a pessoa para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias. Se a pessoa não consegue mais ficar em pé (está inconsciente ou esgotada) ou se você não tem força suficiente, a manobra pode ser aplicada com ela sentada ou deitada. Não importa se a pessoa está ficando sem reação, parecendo já estar desfalecida. Inicie a manobra o quanto antes. Crianças também podem ser socorridas através dessa manobra. Se você engasga e está sozinha, pode auto-aplicar a manobra, usando o encosto de uma cadeira. Aplique as compressões repetidamente até conseguir fazer a pessoa expelir o objeto! Para mais detalhes, visite: www.heimlichinstitute.org

Nenhum comentário: