segunda-feira, 19 de outubro de 2009

USO DE ÓCULOS ESCUROS PARA NOITE DE CHUVA...

(Mandado por Lilian C)

  • O texto do anexo foi objeto de mensagem transmitida há alguns dias para nossos leitores, tendo em vista sua utilidade como INFORMAÇÃO e CURIOSIDADE.
  • Fomos então surpreendidos e honrados com um brilhante comentário técnico sobre o assunto, feito pelo , médico oftalmologista da Grande BH, presidente da Clínica Oftalmológica Dr. Ricardo Guimarães, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na divisa sul de Belo Horizonte.
  • POR FAVOR LEIA O TEXTO ENVIADO PELO OFTALMOLOGISTA ANTES DE FAZER ESSA EXPERIÊNCIA, para compreender melhor o texto.
  • Texto enviado anteriormente na Net:
  • Como conseguir boa visão enquanto dirige sob forte chuva.
  • Não se sabe por que, mas parece que funciona bem quando chove muito.
  • É sugestão de policial que experimentou e confirmou.
  • É útil, até em condução noturna.
  • Nós, motoristas, ligamos os limpadores de para brisas em velocidade rápida ou máxima durantechuvas pesadas; mas a visibilidade ainda é bastante ruim.
  • Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve)..
  • Vai ser um milagre! De repente, sua visibilidade na frente de seu carro ficaperfeitamente clara, como se não tivesse chovendo!
  • Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.
  • Tente experimentar, (MAS POR FAVOR, SÓ DEPOIS DE LER O TEXTO DO OFTALMOLOGISTA!)
  • Vai ser incrível! Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
  • Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente. Walter
  • IMPORTANTE OBSERVAÇÃO DE UM OFTALMOLOGISTA A RESPEITO DISSO. POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO:
  • Observações do leitor oftalmologista Dr. Ricardo Guimarães:
  • Walter é verdade, mas atenção, VOCE VAI VER BEM MELHOR OBJETOS EM MOVIMENTO.
  • Os OBJETOS PARADOS VOCE VAI VER PIOR.
  • Este é um fenômeno curioso, não explicável pela lógica pela qual nós oftalmologistas entendemos a visão, mas hoje já temos vários trabalhos científicos produzidos pela neurociência mostrando o porquê.
  • Quando você faz um exame oftalmológico seu oftalmologista geralmente usa um teste de letras ou números para saber qual a menor letra ou numero você consegue ler.
  • Se você conseguir ver a menor delas ele diz que sua visão é 20-20 que é considerada “VISÃO NORMAL”. Na verdade este teste mede apenas sua discriminação visual.
  • E você pode pesquisá-la na web como “ACUIDADE DE VERNIER” medida por um “TESTE DE SNELLEN”.
  • Estamos fazendo este mesmo teste há mais de 150 anos.
  • Continua sendo um bom teste muito útil na prescrição de óculos, mas não nos permite afirmar que a visão seja normal apenas por ele.
  • Seria como avaliar uma orquestra pelo toque do violinista. Este teste mede apenas nossa capacidade de discriminação visual de VISÃO ESTATICA.
  • Nos, oftalmologistas estudamos apenas a visão estática, não nos interessamos por outros estudos como, por exemplo, pela VISAO DINAMICA, de movimentos.
  • Apesar de ela ser a mais importante para examinar a visão de um desportista ou de um motorista sua avaliação não é usada pelos treinadores desportivos ou requerida pelo DETRAN.
  • Nos não temos apenas um sistema visual, na verdade temos hoje reconhecidos 39 SUBSISTEMAS DE PROCESSAMENTO VISUAL QUE FUNCIONAM DE FORMA INDEPENDENTE e em PARALELO. (NONA 2009).
  • Você pode ter defeito em um subsistema ou suprimi-los e manter os outros funcionando normalmente ou como e o caso do uso dos óculos escuros à noite, ate mesmo melhorá-lo.
  • Vou te dar um exemplo de outros subsistemas:
  • Lembra do lusco fusco das 6 horas na boca da noite quando começa a escurecer e você fica confuso; não sabe se acende ou não os faróis?
  • Naquela hora os dois sistemas estão competindo e para melhorar você precisa desligar um.Chegando a noite você estará desligando seu SISTEMA FOTÓPICO (visão de dia) e ligando o SISTEMA ESCOTÓPICO de visão noturna e a visão melhora novamente.
  • A visão melhora porque você passou a usar apenas um sistema.Quando você coloca os ÓCULOS ESCUROS à noite com chuva, a visão de detalhes estará prejudicada pela chuva, VOCE SUPRIME O SISTEMA PARVOCELULAR responsável pela aquisição de imagens de detalhes em alto contraste e paradas (menos importante na chuva) E ESTIMULA O SISTEMA MAGNOCELULAR RESPONSÁVEL PELAS IMAGENS EM MOVIMENTOS e em BAIXA ILUMINAÇÃO, BAIXO CONTRASTE e em MOVIMENTO.
  • Você cria também uma melhor adaptação ao escuro aumentando a sensibilidade dos seus olhos. As formas em movimento (que é o que te interessa nesta hora) ficam mais bem definidas. A lente escura funciona como um filtro grosseiro.
  • MAS, ATENÇÃO AO AVISO DE UM OFTALMOLOGISTA:
  • Dirigir com óculos escuros a noite não e recomendado, isto é apenas uma curiosidade.
  • NÃO FAÇA ISTO PELA PRIMEIRA VEZ DIRIGINDO ou em situação de direção arriscada, você precisa treinar porque é necessário aprender a usar sua visão com um óculos diferente e eventualmente por causa de outras alterações de sua visão pode não ser bom para você.
  • Visão, assim como a fala e a marcha, é um processo aprendido.
  • Lembre-se que quando você coloca uns óculos de grau pela primeira vez a referência dos objetos é modificada e seria perigoso você mudar a sua visão enquanto está dirigindo.
  • Parabéns ao policial leigo que fez esta observação. Ricardo GuimarãesOftalmologista

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde. Dr.Ricardo Guimaraes, seria viavel, neste caso, usar um óculos com apenas uma das lentes escuras? Isto seria mais seguro? Pergunto pois a pouco tempo um oftalmologista me sugeriu fazer uma cirurgia corretiva apenas em um olho para corrigir a visão para perto, ou seja, um olho ficaria com visão para longe e o outro para perto.