quinta-feira, 20 de outubro de 2011

USOS DO VINAGRE BRANCO E O DE MAÇÃ

(Internet/ Yahoo)
Vinagre foi descoberto por puro acidente quando vinho, cerveja e cidra, fermentaram e estragaram, tornando em vinagre. Tanto o branco como o de maçã, tem multi usos e benefícios. Aqui vão algumas dicas:
1-CONDICIONADOR DE CABELO: Acrescente 1 colher de vinagre branco à uma xícara de água e se quiser, umas gotinhas de alguma essência de sua preferência, para enxaguar os cabelos depois do xampu. Lógico por alguns momentos você vai ficar cheirando a molho de salada… mas depois que o cabelo secar o cheiro vai desaparecer.
2-ELIMINANDO MATINHOS E PLANTAS INDESEJÁVEIS: Quando em seu jardim ou canteiro, aparecer algum mato ou planta indesejável, regue a base com vinagre e eliminará os dois. Se encontrar o vinagre próprio para horticultura, que é o com 25% de ácido acetic, melhor ainda. Ele não vai poluir seu canteiro e nem envenar seus legumes e vc conseguirá se livrar das “pestes”.
3-TIRA MANCHA DE SUOR DA ROUPA: Antes de lavar, espreie o lugar aonde se encontram as manchas, com vinagre branco e deixe por alguns minutes e depois, lave normalmente. As manchas desaparecerão.
4-AMACIANTE DE ROUPA: Coloque 1/2 xícara de vinagre branco na última rodada da máquina e sua roupa ficará macia, sem cheiro ruim e com as cores mais vivas e eliminará qualquer resíduo de espuma de sabão que ainda se encontre na máquina.
5-REMÉDIO PARA DOR DE GARGANTA: Coloque 1 colher de chá de vinagre de maçã numa xícara de água morna e tome aos pouquinhos como se fosse chá, (se quiser melhorar o sabor, colocar uma colher de mel puro), ou gargareje com essa mistura.
6-ESPANTANDO AS FORMIGAS DE DENTRO DE CASA: Se você está tendo problemas com formigas passeando por dentro de sua casa, borrife 1/2 porção de vinagre branco e 1/2 de água, (se quiser, pode substituir a água por água oxigenada, que é melhor ainda). Formiga não gosta de vinagre e além disso, o vinagre apaga a essência que elas deixam marcando o caminho delas. E as formigas desaparecerão!
7-DOR MUSCULAR: Vinagre de maçã ajuda a eliminar o ácido lático que se acumula nos músculos depois de exercícios e que provoca a dor muscular. Misture algumas colheres de vinagre num potinho de água. Molhe bem um paninho com essa mistura e coloque em cima do lugar que está doendo e deixe no lugar por uns 20 minutos.
8-ELIMINANDO CHEIROS: Pode ser qualquer cheiro; cigarro, mofo, animais, comida queimada ou qualquer outro cheiro desagradável dentro de casa. Os desodorantes proficionais, de ambiente, só mascaram os cheiros, sem em realidade os eliminarem. Já o ácido acéfico encontrado no vinagre absorve os odores. Sendo assim, se você colocar numa garrafinha e borrifar o ambiente com vinagre branco ele vai neutralizar os cheiros.
9-REMOVENDO COLANTES: Se você precisa remover um colante ou etiqueta, seja do carro, seja em algum outro objeto, aqui vai uma solução milagrosa! Esquente um pouco de vinagre branco no fogão ou no microondas e depois, mergulhe um paninho nele e coloque no lugar aonde está o que quer que seja retirado e deixe por alguns minutes, até o colante estar bem “encharcado” e ele se soltará facilmente, eliminando a cola que normalmente fica por baixo, grudada no lugar onde o colante ou etiqueta se encontrava. Essa mistura também é ótima para retirar a cola do papel de parede.
10-CURANDO SOLUÇO: Ninguém sabe explicar porque, (talvez seja uma reação ao gosto ácido do vinagre!), mas quando você está com soluço e tome um “ shot” (dose pequena, tomada de um gole só) de vinagre e o soluço desaparece.
11-LIMPANDO PINCEIS: Quando você esquece de lavar os pinceis e eles se encontram todos grudados e duros, não os jogue fora! Coloque numa panelinha vinagre branco puro e coloque em fogo médio para baixo e quando o vinagre começar a levantar fervura, vá limpando um pincel de cada vez, da seguinte maneira: vá “pincelando” o fundo da panela, e mantenha sempre esse movimento, até a tinta estar completamente solta do pincel.
12-DISSOLVENDO FERRUGEM: O ácido acetico do vinagre reage ao óxido de ferro, removendo ferrugem dos objetos como parafusos, pregos e etc… Coloque-os num pote, e cubra com vinagre e leve ao fogo para ferver. Depois de retirada a ferrugem, lave-os e enxugue bem para que o vinagre não continue ativo e venha a afetar o metal.
13-ELIMINANDO CHEIRO RUIM DA MERENDEIRA: Molhe um paninho com vinagre branco e passe dentro e fora da merendeira ou outro recipiente que precise ser limpo, e se necessário, deixe o pano molhado com o vinagre dentro deles por algumas horas, para absorver o cheiro ruim.
14-RETIRANDO DEPOSITO DE MINERAIS: Se quiser retirar o deposito de minerais que vai acumulando , na cafeteira, chuveiro, banheiras, panelas e etc… aqui vai a dica:
A-Para a cafeteria; coloque para funcionar com uma mistura de 1/2 porção de água para 1/2 de vinagre branco.
B-Para máquina de lavar louça; passar por dentro dela um pano bem molhado de vinagre branco e coloque um paninho molhado de vinagre em cima do ralo de saída deixando até o mineral ter se soltado e não esquecendo de retirar o pano antes de coloca-la para funcionar.
C-Para chuveiro; desatarrachar o chuveiro e coloca-lo num pote cheio de vinagre branco. Levar para ferver em fogo baixo por alguns minutos, tomando cuidado para não ferver demais e depois lavar bem, retirando todo o resíduo de mineral.
15-NEUTRALIZAR TEMPERO FORTE NA COMIDA: Se você se distraiu e colocou um pouco demais de, por exemplo, pimenta malagueta na comida, vá colocando aos poucos colheres pequenas de vinagre branco ou de maçã, até o tempero ficar neutralizado e perfeito.
16-PROLONGANDO A VIDA DE FLORES CORTADAS, E EM JARROS: normalmente, os arranjos de flores cortadas, e em jarro com água, duram pouquíssimos dias. Para prolongar um pouco mais a vida das flores, coloque na água do jarro, 2 colheres de sopa de vinagre branco e as flores ficarão bonitas por mais um pouco de tempo. Outro segredo para mantê-las frescas, se vc não tem o vinagre, é colocar umas 2 aspirinas na água.
17-LIMPANDO VIDRO, PLÁSTICO, CROMO E O CHÃO: Uma solução de 1/2 a 1/2 de água e vinagre branco vai manter tudo, (prateleiras, o chão, e toda a superfície da sua cozinha e banheiro e etc…) limpinhos e cheirosos e a porcelana de sua cozinha e banheiro vão brilhar de tão limpas. Usar essa mesma proporção para limpar dentro da geladeira. Não só vai limpar como vai eliminar os cheiros.
Pode-se fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre, para passar e limpar as peças de cromo. Pode-se misturar 1/3 de vinagre branco com 1/3 de álcool e 3 gotas de detergente de lavar louça para usar limpando o chão.
SÓ FAÇA CERTEZA DE NÃO USAR VINAGRE EM MÁRMORE, GRANITO E SUPERFÍCIES DE PEDRA POROSA.
18-TRATANDO INFECÇÃO POR FUNGOS: Em infecções tipo pé de atleta, fungo nas unhas e caspa, pode-se usar tanto o vinagre branco como o de maçã, nas areas afetadas, para eliminar o fungo. Para doenças dos pés, coloque o pé de molho numa mistura de 1 parte de vinagre para 5 partes de água por mais ou menos 30 minútos por dia.
19-AMACIANDO E MATANDO BACTÉRIAS EM CARNE: Deixe a carne em vinagre de maçã e ela ficará incrívelmente macia. Isso também vai ajudar a matar as bactérias que possam se encontrar nela e que causam problemas alimentares. Pode até eliminar doenças como e-coli.
20-DESINTUPINDO RALO E LIMPANDO TRITURADOR DA PIA: Quando o triturador da pia estiver causando problema, ou a pia estiver entupida, coloque no ralo mais ou menos 3/4 de xícara de bicarbonato de sódio e em seguida 1/2 de vinagre brando e tampe o ralo. Deixe por uns 30 minutos antes de despejar uma chaleira cheia de água fervendo. Para limpar o triturador, pode-se também congelar o vinagre em bandeijinhas de fazer gelo e depois colocar os cubos no triturador e ligar. Vai limpar, desodorizar e afiar, tudo ao mesmo tempo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a reportagem, parabéns...seu blog está nos meus favoritos.

Bjos

Karen

Maria Luisa disse...

Adorei!!!

Anônimo disse...

o vinagre pra soluço.. perfeito!!! Funciona sempre que uso