quarta-feira, 12 de março de 2008

Cuidado Com Absorventes Internos!

Se você for uma mulher e usa absorvente, mas especificamente internos, leia com atenção o rótulo do absorvente interno que você for comprar da próxima vez, e veja se você encontra alguns dos itens listados aqui. Não sabemos quantas mulheres no mundo sofrem de câncer cervical a tumores...
  • Você já ouviu falar que os fabricantes de absorventes internos usam asbestos na fabricação de absorventes? Na revista mensal ESSENCE há um pequeno artigo sobre isto e eles mencionam dois fabricantes de absorventes alternativos de algodão. Essas companhias são: Organic Essential @1(800)765 6491 e Terra Femme @ (800) 755 0212.
  • Uma mulher que tem seu P.H.D na Universidade do Colorado/EUA, Boulder, escreveu o seguinte: Eu estou escrevendo isto porque as mulheres não são informadas sobre o perigo de alguns absorventes, algo que a maioria de nós utiliza. Eu estou dando aulas neste mês e eu tenho estudado muito sobre biologia e sobre a mulher, já que muitos absorventes internos são realmente perigosos (por essa razão, ao discutirmos o assunto em classe, a maioria das mulheres ficou realmente brava e revoltada com os fabricantes de absorventes), eu mesma decidi começar a fazer alguma coisa sobre isto. Para começar, eu vou informar rapidamente todas que eu conheço.
  • Ou seja, absorventes internos contêm duas substâncias potencialmente perigosas: rayon (para absorver), e disxido (um produto químico usado para provocar sangramentos). O problema é que a dioxina produzida neste processo de sangramento pode trazer sérios problemas para as mulheres. Dioxina é potencialmente cancerígeno (câncer associado), é tóxico para o sistema imunológico e reprodutivo. Também está associado à endometriose e à diminuição da contagem de esperma para os homens. Ele quebra o sistema imunológico de ambos os sexos.
  • Em setembro último o EPA, Agência de Proteção ao Meio Ambiente, informou que é realmente inaceitável o nível de exposição da dioxina acumulada e a demora para desintegrar-se na natureza. O perigo real vem do contato repetitivo.
  • De Karem Couppers: "Tampe as indústrias de Tampax". O rayon e a dioxina contribuem para o perigo dos absorventes. Quando as fibras do absorvente são introduzidas na vagina (como normalmente ocorre), ele cria um campo adequado para a dioxina, que permanece um tempo mais longo que um simples algodão. Esta é também a razão pela qual a TSS (Síndrome do Choque Tóxico) ocorre.
  • Alternativas: Usar produtos para higiene feminina que não provocam sangramento e que sejam também de algodão. Outros produtos para higiene feminina (absorventes externos), contém dioxina , porém não são tão perigosos, pois não ficam em contato direto com a vagina. Os absorventes externos precisam segurar o sangramento, mas obviamente, os internos são muito mais perigosos.

Nenhum comentário: