quinta-feira, 30 de abril de 2009

QUAL É O CORRETO: ANTÁRTICA OU ANTÁRTIDA?

Provavelmente o mais correto é Antártica. Ártico deriva do grego arktos - urso, por causa da constelação Grande Ursa, do Norte. O continente gelado do Sul, a Antártica, foi batizada de "oposta ao Ártico" (anti + arctico). Antártida, usada principalmente pelos países de língua espanhola, talvez seja uma associação com Atlântida, o reino perdido. No Brasil, a tendência é seguir a forma internacional Antártica.

3 comentários:

Fã Harry Potter disse...

Nunca deixe de escrever no seu blog, continue assim,todo dia eu leio

Unknown disse...

Antártida (que segue a mesa etimoligia de Atlântida) é um substantivo e a forma em norma culta da lingua portuguesa para o nome do continente antartico (adjetivo). Antartica é uma forma de aportuguesar do idioma ingles a palavra Antarctica. Pelo uso POPULAR ambos estão corretos

Valério Lima. disse...

AntártiCa é C.´de quem fala, que é com c! O que acontece é que o nível educacional, de instrução, de cultura está tão baixo nos últimos anos que vulgarmente está quase referendado o uso errado da palavra AnrtártiCa, que é uma marca de cerveja e o adjetivo relativo ao lugar AntártiDA. por exemplo o mar da AntártiDa é chamado de mar antártiCo. Não se pode no geral, na norma culta que é a aceita como regra, usar do mesmo nome como substantivo que designa coisas lugares e seres e ao mesmo tempo usar pros adjetivos ligados a ele, seria como chamar o Sol de "solar',quando solar é a coroa solar,o calor solar, as características solares,e assim por diante.
E se for pra imitar o errado de outra língua, por que alguém acha bonitinho os apresentadores dos programas da rede Bobo falarem o que NÃO EXISTE, como se verdade e correto fosse, aí é o fim ou pelo menos o começo do fim da nossa língua como língua culta.
É uma vergonha de lesa-Pátria, que revela não só o baixo nível, como uma boa dose de analfabetismo cultural, por parte de quem fala e quer impor uma "normalização"do uso ERRADO, como algo pior de quem defende como um "certo"alternativo.
"Certo alternativo"popular seria falar ,tá, no lugar de ,está !