sábado, 2 de maio de 2009

A AZEITONA É UMA FRUTA?

A azeitona é o fruto da oliveira, uma árvore originária da bacia do Mediterrâneo. No Brasil, a maior produção desses frutos acontece na cidade mineira de Maria da Fé. Logo depois da colheita a azeitona tem um gosto muito amargo. Por isso, antes de ser ingerida ela é adoçada em um cuidadoso processo, que dura cerca de 40 dias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande coisa --'

Anônimo disse...

Espetacular! a informação.Carece de
mais detalhes,quanto ao processo de
embalagem,até que seja possível
a degustação.De qualquer forma,VALEU!

Aurea disse...

(tirado do Google) Antes de estar própria para consumo, a azeitona retirada do pé precisa ser processada. Um dos processos que podem ser utilizados é próprio da região de Algarve e dá origem às azeitonas de sal.

Azeitonas de sal são originadas de uma forma de preparar as azeitonas na região do Algarve. Como se sabe, este fruto não é doce, mas utilizado como petisco ou como tempero mas, para ser utilizado, tem primeiro que ser "curtido", ou seja, processado para lhe tirar o sabor amargo que tem quando apanhado da árvore.

Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de a preparar em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromáticas.