segunda-feira, 11 de maio de 2009

POR QUE ROEMOS AS UNHAS?

Segundo o psicólogo clínico Janos Andreas Geocze, roer as unhas funciona como um alívio para ansiedade, insegurança e até agressividade. Semelhante ao reflexo de sugar, o ato lembra o hábito infantil de colocar o dedão na boca. No entanto, esse costume é capaz de gerar conseqüências contrárias. "Roer a unha pode estressar muito porque é uma forma de mutilação e algumas pessoas só param quando os dedos estão em carne viva", complementa o psicólogo.

5 comentários:

Anônimo disse...

fazem dois anos q parei d roer as unhas foi mt dificil

Juju Persou disse...

Incrivelmente, tenho períodos de "roeção" que atingem de fato o ápice da multilação e sangramento. Infelizmente, a dor não é um fator que nos faz parar. Isso é terrivel, qdo minhas amigas olham minhas unhas bonitas e num prazo de uma semana acontece algo (que não sei o que é, esse é o problema)e elas veêm as unhas...ficam assustadas.
Já pensei que talvez roemos as unhas por estarmos diante de alguma situação a qual não podemos modificar, e essa sensação de impotencia acaba sendo transferida para nós mesmos.
É como se sentísemos raiva de nós mesmos por estarmos impossibilitados de fazer algo. Acabos direcionando a cauda dos problemas para nós mesmos.
Geralmente pessoas que roem as unhas são pessoas muito exigentes e perfeccionistas ( isso é um defeito) pois a insatisfação é sempre resultado e como não podemos descontar nas pessoas que foram designadas a fazerem determinado trabalho ou atividad, acabamos nos punindo por ter delegado tal tarefa.

Não consegui melhorar. Mas leio muito e me analiso muito, mesmo assim isso não é o suficiente para parar o péssimo hábito.

Um detalhe muito importante é que diferente do que se pensa roer unha não é comer, deglutir a unha roída, o unico problema é a questão de saúde, pela questão de higiene mesmo, mexemos com muitas coisas, empurramos portas, abrimos portas, apoiamos em locais como corrimão, batente de porta, volante. Tudo isso tem bactérias, micróbios, e isso traz pra dentro da gente possiveis bactérias estomacais inclusive. Doenças de pele. Sem contar que tantos ferimentos abiertos, nos colocam sempre num quadro perigoso de infecção.

Somente nós mesmos podemos nos ajudar. Só o auto controle, disciplina e auto observação.

Acredito sim que possa estár ligado à ansiedade..mas muito mais a aceitação do ambiente que não se pode mudar.


Beijos....

Juliana Persou

Anônimo disse...

Sempre fui muito ansiosa.
Parei de roer as unhas recentemente tomando valeriana officinalis 215mg.
Indicação: tensão nervosa, irritabilidade, sedativo suave e promotor do sono.
se soubesse disso, a quarenta anos...
Estou orgulhosa de minhas unhas agora.

Fernando Igor disse...

No meu caso chegar até doer os tendões das mãos,não consigo me controlar de jeito nenhum.
O que eu faço pessoal ?

Anônimo disse...

Oi......a quatro meses que parei de roer as unhas, estou cursando o terceiro ano do ensino medio e sempre que tinha provas eu ficava muito nervosa e acabava roendo as unhas ate entao que li revistas que alertavam os males dessa doença ,e comecei a deixa-las curtas e lixadad!bha foi dificiul mais consegui..... Bjs