(do site Gastronomia)
- Cada vez mais conhecida, a Osteoporose é a doença que afeta os ossos e é caraterizada pela diminuição da quantidade de massa óssea. Este fato faz desenvolver ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade e logo, mais vulneráveis a fraturas.
- Caraterização:
- A Osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens.
- É uma doença de progressão lenta e raramente apresenta sintomatologia, a menos que ocorra uma fratura grave e se realizem exames, ou que esta ocorra espontaneamente.
- Geralmente esta doença passa despercebida, muito embora a atenção para com os grupos de risco esteja a surtir os seus efeitos positivos em termos de rastreios e da prevenção para evitar situações mais complexas.
- Desde 1991, as Sociedades Americanas especializadas no tratamento e prevenção da Osteoporose, definiram a importância da análise da quantidade de massa óssea, já que esta revela o estado de deterioração do colágeno ósseo.
- Tendo como base que, quanto melhor for a qualidade óssea, mais reduzida será a probabilidade de desenvolver uma fratura, a prevenção é considerada como um ponto essencial para evitar os efeitos mais graves da doença.
- Causas:
- Após os muitos trabalhos realizados, sobretudo nos últimos 25 anos, o aparecimento da Osteoporose está associado aos níveis de estrógeno do organismo, que tanto nas mulheres como nos homens, faz a regulação da perda e da aquisição da massa óssea.
- Com a menopausa, as mulheres passam a fazer parte do grupo mais propenso ao surgimento da doença, uma vez que, ocorre uma queda brusca nos níveis de estrógeno, passando os ossos a incorporar menos cálcio, que é essencial para a formação dos ossos, e a ter mais fragilidade óssea. Esta é a razão pela qual 1homem em cada 4 mulheres pode ser atingido pela Osteoporose, devido à natural deformação dos ossos com o envelhecimento e a problemas na absorção de cálcio.
- Prevenção:
- Sabendo que o organismo está constantemente a fazer e a desfazer ossos, num processo que depende de vários fatores como a genética, a boa nutrição, a manutenção dos bons níveis de hormónios e a prática regular de exercício físico, entende-se a importância da qualidade de vida para prevenir esta patologia.
- De salientar que, após a doença consolidada, a absorção de cálcio funcionará apenas como placebo já que, as estruturas que permitem essa absorção já não se renovam e não facilitam a passagem do cálcio para os ossos, sendo o tratamento a única forma de controlar o problema e evitar situações mais graves.
- Para a sua prevenção são indicados: a prática de exercício físico com regularidade, moderação e adequação ás caraterísticas de cada pessoa, o consumo moderado de álcool e café, não fumar, ingerir legumes e alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, salmão, camarão, repolho e bróculos.
- De ter em conta que o álcool e o café em excesso são fatores de risco associados ao sedentarismo e à má nutrição, pelo que, nunca é demais ter em atenção estes comportamentos e o surgimento da Osteoporose.
- Sintomas:
- A progressão da doença ocorre geralmente sem sintomas, podendo ser detetada através de exames específicos ao sangue e à massa óssea. Os primeiros sinais ocorrem quando surgem fraturas, deformações ou uma diminuição corporal do paciente.
- Grupos de risco:
- As mulheres são o principal grupo de risco devido à menopausa. Seguem-se os fumadores, os consumidores de álcool e café em excesso, as pessoas com maus hábitos alimentares, sedentárias ou os desportistas com práticas inadequadas de exercício físico e os diabéticos que são mais propensos a sofrer desta patologia.
- Tratamento:
- É de salientar que, este artigo é meramente informativo e tem em vista alertar para a necessidade de prevenir esta doença, sabendo que é sempre o melhor tratamento, bem como fornecer traços gerais que requerem uma adequação a cada caso e um diagnóstico médico especializado. O mesmo texto não evita de forma alguma o aconselhamento médico e as orientações prescritas pelo especialista.
- O tratamento da Osteoporose está associado à reposição de cologeno no período pré-menopausa e é baseado em Bisfosfonatos que são também usados no tratamento da osteoporose no sexo masculino e na osteoporose induzida por glucocorticóides.
- Tratamentos de administração diário, semanal, mensal ou anual que agem aumentando a massa óssea reduzindo o risco de fraturas como sendo: alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zoledrônico.
- Para a reposição hormonal que deve ocorrer na prevenção e no tratamento para evitar o risco de fratura.
- É fundamental recorrer ao médico especialista de forma a averiguar qual o melhor procedimento a adotar, já que existe uma gama de medicamentos adequados a cada problema que devem ser selecionados e ajustados a cada caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário