quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DIABETES

( Roteiro Gastronomico de Portugal)
  • O número de pessoas com diabetes está aumentando em todo o Mundo e naturalmente, Portugal não é exceção.
  • Se existem atualmente entre nós cerca de 400.000 diabéticos iremos provavelmente ter no ano 2025 perto de 700.000.
  • Este aumento, devido fundamentalmente à diabetes tipo 2, é um problema alarmante de saúde pública em termos humanos, sociais e econômicos.
  • Num país ou população está imune a esta epidemia, estreitamente relacionada com a mudança rápida dos hábitos alimentares, que em menos de 50 anos passaram de uma alimentação tradicional mais ou menos escassa e uma vida ativa para um sedentarismo crescente e uma alimentação abundante , rica em gorduras e açúcares.
  • Uma alimentação equilibrada está indicada para todos os que prezam a saúde. Mas se pertencem a um dos grupos de risco ou se tem diabetes, uma alimentação correta constitui um pilar fundamental na prevenção do seu aparecimento ou no seu controle, bem como na prevenção de eventual aparecimento ou desenvolvimento das complicações agudas e cronicas.
  • Uma alimentação pobre em açúcares, rica em fibras e vegetais, com pouco sal, com gorduras mono saturadas e ácidos gordos omega 3 é tão importante para um diabético como para todos os que querem ter um estilo de vida saudável.
  • O cumprimento de um programa fracionado e equilibrado constitui decisivamente para um bom equilíbrio da diabetes.
  • Quer em pessoas que fazem tratamento oral quer nas que fazem insulina, um bom programa alimentar é essencial e, em muitos casos, torna-se mesmo suficiente para a compensar.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá, blogueiro(a)!

Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com

Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Obrigado,

Ministério da Saúde