(Do Guia dos Curiosos do Saber)
Para fazer a medição de audiência, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística instala nos
televisores de dez capitais brasileiras um aparelho chamado peoplemeter. À medida que identifica o canal
sintonizado, este aparelho envia a informação à central do Ibope, via rádio-frequência. Nas medições feitas
em São Paulo, esta resposta é gerada minuto a minuto, criando uma amostra em tempo real. Os dados são
automaticamente tabulados e em seguida são transmitidos aos assinantes do instituto (emissoras de rádio e
televisão, jornais, revistas, etc.), por rádio-frequência ou internet. Na medição, um ponto de audiência
equivale a 1% do universo pesquisado de uma cidade ou região. A Grande São Paulo, por exemplo, possui
aproximadamente 4,47 milhões de domicílios com tevê e uma população pouco superior a 15 milhões de
habitantes. Então, um ponto de audiência neste local significa 1% de sua audiência, o equivalente a 44.700
aparelhos ligados em um determinado canal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário