sexta-feira, 15 de maio de 2009

POR QUE A BÚSSOLA APONTA SEMPRE PARA O NORTE?

(Do Guia dos Curiosos do Saber) Isso acontece porque o planeta Terra tem um campo magnético que funciona como se fosse um grande ímã. “É sabido que pólos opostos se atraem; então, quando se coloca uma bússola - que traz um ímã em si - em qualquer local do planeta, o ponteiro que representa o norte aponta para a região cuja polaridade o atrai. Independentemente do local onde a pessoa estiver, tal ponteiro será atraído pelo norte”, esclarece o astrônomo e físico Irineu Gomes Varella.

Um comentário:

anjonalua ateliê disse...

Oi,
Quando eu era criança,tínhamos um livro ques se chamava o "O livro dos Porquês" e nós o amávamos.azíamos tipo esses jogos....
seu site me emocionou porque me lembrou muito dele.que me despertou muito para a vontade de aprender...Isso falta nas crianças e adolescentes d ehoje....
Vou indicar para meus alunos.
Parabéns
abraços
Yolanda Analice