segunda-feira, 20 de abril de 2009

POR QUE ACENDEM VELA PARA OS MORTOS?

Por que as pessoas acendem velas para rezar e para os mortos? De acordo com a teóloga Virgínia Motta, a luz é um símbolo marcante em praticamente todas as religiões e sempre foi ligada à divindade. Acender velas é uma maneira de chegar mais perto do divino. “Segundo a Sagrada Escritura, antes da Criação do mundo tudo era uma grande confusão, o caos, a desordem. Até que Deus mandou que se fizesse a luz (Gn 1, 1-3). Daí em diante, passagens bíblicas atestam: ‘O Senhor é a minha luz’, ou ainda, ‘Cristo é a luz do mundo’”, explica a teóloga. Vale lembrar que os primeiros cristãos chamavam o batismo de “iluminação”, por ser quando o batizando recebia a luz de Cristo. Para o cristão é preciso caminhar como filho da luz, pois quem nasceu da luz é luz. Como os santos são pessoas que viveram em plenitude esse “compromisso iluminado”, acender velas para eles é uma forma do crente alcançar o caminho da luz. As velas são usadas no altar desde o século XI, até então elas eram colocadas à frente, dos lados, ou atrás dele. Quanto aos mortos, era costume colocar uma vela benta em suas mãos. Ela deveria ser acesa no momento em que o sacerdote desse início ao rito de encomendação da alma, para que os novos caminhos do falecido fossem iluminados pela luz emanada por Cristo Salvador.

9 comentários:

Anônimo disse...

não explicou nada acender a luz pra rezar é uma coisa e po-la diante de uma imagem inanimada ou sobre a foto de um morto é outra não foi explicada quem assim procede vive nas trevas porque quem ora, ora de olhos fechado
" Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 "


então a luz física não influi no espiritual acorda cegos

"E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. João 9:39 "

Anônimo disse...

Fanático do Demônio.

Unknown disse...

E coisa de catolico

Unknown disse...

É verdade,nada foi explicado,se Cristo nos diz:"Eu sou a luz do mundo...pra que preciso de vela? EU TENHO CRISTO .

Unknown disse...

Qual o mal existe em acenter uma vela para que eu reze e peca a Deus suplicando sua misericordua.

Unknown disse...

Cada um com suas religiões não vamos criticar uns aos outros pois o Deus é um só! Não existe 2 Deus eu sou evangélica na assembléia ministério dos guara mas vou acender vela pro meu falecido avô que se foi a um mês pois ele pedia isto. Por ser católico ! Fiquem com Jesus Cristo!

Unknown disse...

Cada um com suas religiões não vamos criticar uns aos outros pois o Deus é um só! Não existe 2 Deus eu sou evangélica na assembléia ministério dos guara mas vou acender vela pro meu falecido avô que se foi a um mês pois ele pedia isto. Por ser católico ! Fiquem com Jesus Cristo!

Unknown disse...

Verdade... respeitar o outro para com ele aprender. Se vc não entende procure que Vc vai entender... mas se vc chamar o outro de cego vc não vai permitir qe ele acrescente nada de novo em vc. Deus é maravilhoso pois não reservou a sabedoria para todos e sim para quem busca em todo tempo e lugar mas deixa confuso aquele qe se julga saber tudo. Sobre a luz muitas coisas podem ser ditas ainda... muito bem explicado pela teóloga... a luz da vela não atrapalha a oração, ao contrário, pois ela nos lembra a luz suprema ao se consumir na cruz iluminou nossos caminhos qe é de cruz mas conduz à vida eterna... a velinha qe vc ver arder e diminuir pela chama pode ser vc também que ao se deixar devorar pela chama do espírito de Deus vai transformando tudo em sua volta dissipando a escuridão da ignorância que distância o mundo do bem. Amém. Assino Diácono Gabriel.

Anônimo disse...

A paz a todos,a Palavra de Deus diz em Heb 9,27 que depois da morte segue-se o juízo,e como a biblia é nosso parâmetro entendemos que por mas que amamos os que partiram em nada podemos auxilia-los,simples assim.
Leiamos a biblia ela é o guia.