domingo, 17 de maio de 2009

POR QUE ALGUNS VIDROS ESTOURAM OU TRINCAM SOZINHOS?

(Do Guia dos Curiosos do Saber) Há dois motivos que podem causar o estouro de um vidro, conforme explica José Roberto Siqueira, professor de física dos cursos pré-vestibulares Anglo. "O primeiro seria a fixação do mesmo sem folgas: quando ocorrem elevações de temperatura, o vidro não tem para onde dilatar e termina por trincar ou quebrar", explica. Outro problema possível é que o vidro tenha sido colocado já com fraturas. Nesse caso, até o impacto de ondas sonoras muito fortes pode ocasionar seu rompimento.

11 comentários:

cfialdini disse...

Mas, estourou sem nada dentro, sem diferença de temperature e já vi na web mais 3 casos iguais. Não trincou, explodiu em pedaços do nada, como pode ???

Unknown disse...

A mesma coisa aconteceu ontem aqui em casa.. uma fruteira... A expressão é exatamente essa. EXPLODIU.. SEM NADA, SEM TRINCA ALGUMA, SIMPLESMENTE EXPLODIU E FOI VIDROS PARA TODO LADO...

Unknown disse...

Ontem aconteceu comigo um vidro de dividoria explodiu do nada sem variação de temperatura...nele nem estava colocado

Anônimo disse...

Comprei um jogo de seis copos de vidro. Todos quebraram, um a um; sozinhos, sem variação de temperatura, trincaram exatamente no mesmo lugar. Após trincar, poucos minutos depois estouraram largando um pedaço inteiro. Até agora não entendi.

Unknown disse...

A Cuba do meu banheiro explodiu ontem do nada, temperatura normal. Só Dei graças a Deus por meu filho não estar lá dentro na hr!

Anônimo disse...

Ontem uma xícara estourou sozinha dentro do armário. E tinha várias lá. COMO PODE? Não teve variação de temperatura e estava vazia!!

Unknown disse...

HOJE no meu serviços trinco sozinho e boca e Souto que pode ser fiquei com medo😢

Anônimo disse...


Cheguei de viagem a noite peguei um copo. No dia seguinte recebi um amigo e escolhi um novo, grande. Ele reclamou, deu o copo com coisa dentro.
Fui ver o que era. Abri o armario, na prateleira acima da dos copos, um marinex quadrado empilhado sobre outro havia estourado!!!
Não sei quando ocorreu.Não me parece ter sido durante a viagem. Quando peguei na noite anterior nada notei. O armario está cheio de cacos.

Unknown disse...

Aconteceu comigo agora, machucou meu bebe tô arrasada, não sabia que isso explodia assim do nada

MARKAO disse...

Cuba do banheiro explodiu sozinha durante a madrugada, susto danado!

Unknown disse...

Coloquei uma porta no meu salão e o vidro estourou sozinho pode ser o que? ?
Mendes Cabeleireiro