segunda-feira, 4 de maio de 2009

QUAL A ORIGEM DA EXPRESSÃO "NECA DE PITIBIRIBAS"?

O termo neca equivale a nada e vem do latim nec, que significa não. De acordo com o dicionário Houaiss, o termo pitibiriba (ou pitibiribas) é tipicamente brasileiro. Ele quer dizer nada ou coisa alguma.

8 comentários:

Anônimo disse...

Super interessante, parabéns!

Anônimo disse...

brigada vcs tiraram minha duvida
e eu achei que era neca de catchubiriba ><
kkkk'

Anônimo disse...

E quanto a "neca", que em yorubá significa "pênis"? Não seria uma mistura, na realidade de línguas africanas e indígenas e significando "porra nenhuma" ou algo do gênero?

Anônimo disse...

Os ingleses tb usam essa expressão: vejam essa frase da internet "Liu is spending several million dollars to build imitations of European castles in the megacity of Chongqing .
The funny thing is how he conceives the castles . Architect ? No. Historians ? Necas ! It just copies the drawing of a picture book castle he keeps in his office ."

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk RI auto agr

Paulo Toledo disse...

Mas não disse a origem de "Pitibiriba". Qual é?

Anônimo disse...

Entendi Neca de pitibiriba

Vinicius Tavares disse...

E um termo brasileiro inventado por não se sabe quem e nem onde.Também tem o significado de nada ou nadica de nada. O termo inventado tem caído no esquecimento, há registros que ele tenha sido usado por Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, ao se referir a um amigo, chamado Neca e morador da cidade de Pitibiriba. Após a morte de Tiradentes, muitos passaram a procurar o tal do Neca de Pitibiriba, após muitos anos de procura todos chegaram a conclusão que o tal de Neca nunca existiu, não era nada. Outro fato que ajudou o termo a se tornar popular foi a ditadura militar, quando foi instalado o Ato Institucional AI-17, que considerava o "Neca de Pitibiriba" uma ofensa ao Estado.